IGREJA NOVA PARTICIPA DO PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS (CapacitaSUAS)

A equipe de Assistência de Igreja Nova, representada por Rosenilda dos Santos – Secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, e Rafaela Garcia de Oliveira – Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Povoado Palmeira dos Negros, participaram nos dias 28 de agosto a 01 de setembro, em Maceió do curso “Programa Nacional de Capacitação do SUAS (CapacitaSUAS)”, com carga horária de 40 horas, tendo como facilitadoras as Assistentes Sociais, Cidelma Lemos e Denaide Oliveira.

Segundo as participantes, o referido curso num outro momento será repassado para os demais técnicos do município.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação do município de Igreja Nova enviou duas representantes para participarem do Curso 2 sobre Indicadores para Diagnóstico e acompanhamento do SUAS do Programa Nacional de Capacitação do SUAS (CapacitaSUAS), um programa que destina-se aos trabalhadores do SUAS que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental, assim como aos gestores e demais trabalhadores que atuam nos órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (secretarias de assistência social) e aos agentes de controle social no exercício de suas competências e responsabilidades nos conselhos de assistência social.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Rosenilda dos Santos e a Coordenadora do CRAS Palmeira dos Negros, Rafaela Garcia de Oliveira participaram do referido curso e num outro momento irão multiplicar para os demais técnicos do município.

O Capacita SUAS foi instituído por meio da Resolução nº 8 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Compreende a definição de diretrizes e matrizes de cursos a nível nacional e a operacionalização dos cursos pelos governos estaduais em parceria com Instituições de Ensino Superior – (IES), no caso de Alagoas, pela Universidade Federal de Alagoas que visam:

1. a) garantir oferta de formação permanente para qualificar profissionais do SUAS no provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais;
  2. b) capacitar técnicos e gestores do SUAS para a implementação das ações dos Planos Estratégicos do governo brasileiro;
  3. c) induzir o compromisso e a responsabilidade do pacto federativo do SUAS com a Educação Permanente junto às Secretarias Estaduais e do Distrito Federal; e
  4. d) aprimorar a gestão do SUAS nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios.

O curso foi composto pela parte teórica e pela parte prática, aonde nos últimos dias foram exercitadas as ferramentas apresentadas nos dias anteriores através da construção de um esboço do Diagnóstico Socioterritorial do município escolhido e apresentado na tarde do dia 01 de setembro de 2017 para os demais colegas de turma.

Conclui-se que foi uma semana muito proveitosa, aonde as participantes conheceram ferramentas que possibilitam a obtenção de indicadores sobre o município e que subsidiará na construção do Diagnóstico Socioterritorial, que por sua vez proporcionará um maior conhecimento da realidade do município de Igreja Nova, garantindo uma maior efetividade na execução dos Serviços/programas da Política de Assistência Social.

Fonte: Rafaela Garcia de Oliveira

Categorias: Assistência Social

Poste um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*