COSEMS APRESENTA A AMA PAUTAS DE SAÚDE QUE PREOCUPAM MUNICÍPIOS

Hugo Wanderley assumiu o compromisso de agendar reunião com governador para apresentar pendências do setor

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, recebeu a visita da presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Izabelle Pereira, também secretária de Saúde de Teotônio Vilela, numa reunião sobre a pauta de interesse da Saúde dos municípios alagoanos, na manhã desta terça-feira (5).  A secretária de Saúde de Dois Riachos e vice-presidente da 9ª Região de Saúde, Edjária Camilo; a secretária executiva do Conselho, Sylvana Medeiros; e o prefeito de Paulo Jacinto, Marcos Lisboa, também participaram da reunião.

Izabelle Pereira expôs as planilhas e pendências de repasses estaduais, a exemplo dos atrasos de pagamento do Pró-Saúde (financiamento da Atenção Básica) de 2016 e 2017, com tabelas mostrando o não repasse na ordem de R$ 14.034.000,00 do Estado para os municípios. Deste montante, R$ 8.379.000,00 dizem respeito aos meses de abril a dezembro de 2016 e R$ 4.655.000,00 de janeiro a maio de 2017. O presidente da AMA mostrou-se solidário à questão e se comprometeu em agendar reunião o quanto antes com o governador Renan Filho para tratar o assunto.

A regularidade dos repasses financeiros de contrapartida estadual para os municípios (Programas e da Assistência Farmacêutica Básica); bem como a regularização da distribuição de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) também foram discutidas no encontro. Hugo Wanderley afirmou que vai dar encaminhamento às pautas de reivindicação do Cosems e, na próxima semana, dará retorno do saldo da reunião com o Governo.

Fonte: ASCOM COSEMS