IGREJA NOVA CAPACITA CONSELHEIROS DA SAÚDE

Nesta quinta-feira (27), por determinação de Verônica Dantas Lima e Silva – Prefeita, Manoel Roque Gregório dos Santos – Vice-Prefeito, Dr. Eduardo Arruda da Silva – Secretário Municipal de Saúde e toda sua equipe, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, realizaram capacitação do Conselho Municipal de Saúde (CMS), módulo II, cujo tema foi “ORÇAMENTO E FINANCIAMENTO DO SUS”, orientado pelo técnico da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), Érlon Barros.

Desenvolvido com linguagem acessível e de fácil compreensão, os conselheiros tiveram a oportunidade de aprender conceitos fundamentais para a Saúde pública, tais como: Plano plurianual, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS); prestação de contas quadrimestrais; blocos de financiamento do SUS, dentre outros.

Na avaliação dos Conselheiros que participaram do treinamento, esse tipo de trabalho tende a consolidar cada vez mais o controle social no SUS, possibilitando que os mesmos desenvolvam cada vez mais seus trabalhos de fiscalizar, e buscar melhorias no atendimento aos usuários.