O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Igreja Nova e a Secretaria Municipal de Agricultura reuniram produtores, pequenos agricultores, representantes de associações do município e representantes de órgãos como Emater, Secretaria de Agricultura do Estado, Embrapa e Banco do Brasil para tratar de assuntos de interesse dos produtores que envolvem a iniciativa pública. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do Conselho, Antenor Nerys, hoje (15), na Câmara de Vereadores. Na pauta a construção da Feira da Agricultura Familiar, o Banco de Sementes, a promoção de cursos de capacitação, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o reflorestamento de matas ciliares e revitalização de nascentes, rios e matas.
Ficou definida a participação de Igreja Nova na Feira da Agricultura Familiar promovida pelo Governo do Estado, na sede da Secretaria, em Maceió, dia 14 de setembro e o Superintendente das Cadeias Produtivas, Glauco Yves, confirmou a ajuda do Estado com a parte de infraestrutura para a implantação de uma feira permanente no município. Uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR) foi firmada e por meio dela serão ofertados cursos nas áreas de apicultura, laticínios, olericultura, cooperativismo, reciclagem, higienização e corte de carne; irrigação, arranjos florais e corte e costura. Transporte, hospedagem e alimentação serão custeados pela Prefeitura e o SENAR se compromete com os instrutores.
Durante o encontro, também foi tratada a concessão de crédito pelas instituições e a educação financeira para um maior aproveitamento do crédito e diminuição dos casos de inadimplência. Na próxima quinta, dia 23 de agosto, será realizada uma reunião entre os bancos, a Embrapa e os rizicultores para discutir a melhor forma e os melhores prazos para financiamento.
SECOM