Acesse as informações específicas do município no enfrentamento da Covid-19. Igreja Nova no combate ao Covid.

Deseja solicitar informações ao município? Utilize o nosso serviço eletrônico de informação ao cidadão.

Deseja entrar em contato com a equipe de ouvidoria do município ou  com o gabinete? Acesse nosso formulário de contato.

Você está lendo:

Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável tratou dos interesses dos produtores rurais, na última quinta-feira


O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Igreja Nova se reuniu, na manhã desta quinta-feira (18), na Câmara Municipal, para tratar dos interesses dos produtores  no município.  Na pauta, o refinanciamento de dívidas junto aos bancos, a situação da agência do Banco do Brasil, a Feira da Agricultura Familiar, com início previsto para novembro, e informes de projetos que devem aumentar a compra de produtos pelo governo municipal, a exemplo do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE). A reunião contou com a participação da Prefeita, Vera Dantas, do vice-Prefeito, Manoel Mateus, do Secretário de Agricultura, Aureliano Almeida Dias Neto, do vice-presidente do Conselho, Sérgio Antônio dos Santos, de representantes dos bancos do Brasil e do Nordeste, da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), do legislativo e de técnicos das Secretarias de Agricultura e Infraestrutura.

Duas leis que beneficiam produtores rurais com pendências financeiras, estabelecendo um desconto de até 80% para liquidação de crédito rural e prorrogação para pagamento a partir de 2020, estão com seus prazos de adesão chegando ao fim e o número de produtores que procuraram as agências do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste (BNB) ainda é muito pequeno.  De acordo com Victor Vitoretti, do BNB, e José Magno, gerente do Banco do Brasil, o prazo é até dezembro e esta é a oportunidade de resolver as pendências e recuperar o crédito. Eles ainda esclareceram dúvidas sobre a concessão de novos créditos e alertou para a necessidade de manter a DAP atualizada. “O banco conhece o cliente pelo cadastro. O gerente conhece o produtor, mas quem concede o crédito é o banco”, esclareceu Magno.

A reunião tratou ainda da implantação da Feira da Agricultura Familiar para a comercialização de produtos orgânicos, sem uso de agrotóxicos. Dez produtores dos povoados Cabo do Pasto e Cajueiro já foram selecionados, mas o Secretário de Agricultura, Aureliano Almeida, informou que os interessados em participar do projeto devem comparecer a Secretaria de Agricultura. “A proposta é uma feira diferenciada, com expressões culturais, venda de artesanato, cordel,” explicou Antenor Nerys, técnico da Secretaria de Agricultura. A primeira edição da feira está prevista para o inicio de novembro, ainda sem data definida, e deve acontecer duas vezes por mês.

Para os produtores, boas notícias, com a possibilidade de ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Plano Nacional de Alimentação Escolar que aumentou de 12 para 32 itens, incluindo produtos como arroz, macaxeira, farinha, milho, inhame, mel, ovos, dentre outros que não eram adquiridos no município.  Outras pautas também foram abordadas, como o plano de ações voltadas para a preservação ambiental, apresentado pelo engenheiro ambiental João Victor, da Secretaria de Infraestrutura, e os esclarecimentos do veterinário João Ribeiro, que falou sobre doenças dos rebanhos, campanha de vacinação e a elaboração de um Calendário Sanitário Anual para garantia da saúde animal e financeira do produtor, já que a medida evita perdas.

O Gerente do Banco do Brasil, José Magno, aproveitou a oportunidade para informar que a agência, alvo da ação de bandidos há 30 dias, deve ser reaberta em cerca de 5 meses. “A explosão comprometeu não só o cofre, mas a estrutura do prédio”, esclareceu. Na próxima semana funcionários do banco devem visitar os comerciantes para cadastrar os interessados em ofertas serviços como pagamentos e saques em seus estabelecimentos. A medida visa manter o dinheiro circulando no comércio, evitando que o deslocamento dos cidadãos até a agência de Penedo provoque o desaquecimento da economia local.

A reunião se encerrou com o pedido do Secretário Aureliano e do vice- prefeito Manoel Mateus para que os produtores honrem com os compromissos firmados nas agências de crédito. Manoel falou ainda das dificuldades enfrentadas no Distrito Boacica e informou que os inadimplentes com a água da irrigação dos lotes de arroz serão cobrados judicialmente.

SECOM

 

Skip to content