Viver bem para viver mais. Foi com esse tema que as Secretarias de Assistência Social e de Saúde comemoraram o Dia Internacional do Idoso, no povoado Chinaré, nesta terça-feira (30), com a participação de 60 representantes da melhor idade, daquela localidade e da comunidade do Cajueiro. As equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do PSF 4 preparam palestras que trataram de temas como autoestima, direitos do idoso e saúde bucal; ofertaram testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, para quem ainda não havia feito, e distribuiu brindes.
Os homenageados do dia foram acolhidos no Posto de Saúde onde puderam ouvir e serem ouvidos. A psicóloga do CREAS, Rafaele Higino, primeira a ministrar palestrar, arrancou sorrisos e lágrimas dos idosos ao fazê-los refletir sobre como se sentem em relação à sociedade e como acham que são vistos por ela, com suas limitações e dificuldades próprias dessa fase da vida. Rafaele falou ainda de autoestima e do papel da família no acolhimento ao idoso e na garantia da qualidade de vida na aposentadoria.
O momento também foi de esclarecimento e instruções. Franciele Rodrigues, advogada do CREAS, explicou os caminhos para a efetividade dos direitos previstos na Constituição, no Estatuto do Idoso e demais leis federais e estaduais, a exemplo da Lei 7.503/13 que garante a gratuidade no transporte intermunicipal para maiores de 65 anos. A advogada falou da competência do Ministério Público para fazer cumprir o que determina a lei. “Não tenham vergonha de exigir seus direitos e não tenham vergonha de procurar o Ministério Público”, pediu Franciele. A comunidade teve a oportunidade de expor dificuldades e receber orientações.
A coordenadora do CREAS, Michele Ferreira, aproveitou a oportunidade para explicar os procedimentos para aquisição da carteirinha estadual, pra deslocamento interestadual. “A efetuação do cadastro demora no mínimo 90 dias, é o prazo para que o sistema seja atualizado e permita a emissão da carteira”. Mas alguns idosos têm tido dificuldades para se locomover de um município ao outro gratuitamente com a carteira intermunicipal. Michele explicou que isto está acontecendo porque o transporte em Igreja Nova é feito por particulares e eles não foram notificados pelo Estado para cumprimento da Lei 7.503/13. A solução será entrar como uma ação coletiva no MP.
Encerrando as palestras em homenagem ao idoso, o cirurgião dentista, Antônio Pedro, apresentou os principais causadores do câncer bucal e apontou sintomas de alerta. “Uma ferida que não cicatriza em 2 semanas precisa der feita uma biópsia ”. O tabagismo é um dos principais responsáveis pelos casos de câncer bucal e, aliado ao álcool, pode aumentar em 141 vezes as chances de desenvolver a doença. Exposição solar nos lábios em excesso, infecções por HPV e higiene oral inadequada são outros fatores de risco.
O Dia do Idoso é comemorado no dia 01 de outubro e tem como objetivo a valorização dos maiores de 60 anos, por meio da discussão de ações que garantam a dignidade, a independência, a integração e a participação social do idoso, premissas que norteiam o Estatuto do Idoso.
SECOM