GESTANTES E NUTRIZES DE IGREJA NOVA SÃO BENEFICIADAS COM CESTA NUTRICIONAL

Duzentas e quarenta e seis mulheres foram contempladas com a cesta nutricional

O Governo Municipal de Igreja Nova em parceria com o Governo do Estado contemplou, na tarde do dia 22 de dezembro, 249 mulheres em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, no lançamento do Programa de Complementação Alimentar para Gestantes e Nutrizes em Situação de Vulnerabilidade Social e Insegurança Alimentar e Nutricional.

O Programa tem caráter permanente e beneficia gestantes e nutrizes com bebês de até 6 meses, cadastradas no Bolsa Família, com renda per capita de até R$ 234,25 (duzentos e trinta e quatro reais e vinte e cinco centavos),  que estejam em acompanhamento pré-natal ou que já compareceram as consultas, no caso das nutrizes. O cadastro foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, após encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde que identifica situações de desnutrição ou alimentação inadequada, nas consultas do pré-natal.

“O pré-natal, para as gestantes, e o cartão de vacina para as nutizes, são fundamentais para permanência no Programa”, explicou a Gerente de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo do estado, Renata July, que destacou ainda o empenho das equipes das Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde, na implantação do Programa no município.

A cesta nutricional é composta por 30 produtos alimentares, sendo 18 itens distintos, fundamentais para combater a desnutrição de gestantes e recém-nascidos, entre os itens estão aveia, proteína, cálcio e ferro. O recurso para aquisição é proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), que vem investindo para garantir segurança nutricional às gestantes.

Assista como foi a entrega.

Hoje foram entregues duas cestas para cada beneficiária, referente aos meses de outubro e novembro. A Gestora Estadual das Cestas, explicou que houve um atraso no envio e informou que a cesta de dezembro será entregue em janeiro.

A Prefeita de Igreja Nova, Verônica Dantas, fez a entrega simbólica de uma cesta nutricional a gestante Jailma dos Santos e agradeceu a parceria do Estado, destacando a importância da união entre o município de Igreja Nova e o Governo Estadual. “Sonho realizado”, disse a Prefeita Verônica Dantas.

Durante o lançamento, Renata July anunciou que Igreja Nova será contemplada com o Projeto Primeira Infância, que beneficiará crianças com idade de 6 meses a 24 meses (dois anos), em situação de desnutrição crônica. O Projeto Piloto está sendo desenvolvido pela primeira dama do estado, Renata Calheiros e está previsto para 2018.

Também estiveram presentes ao evento, o Vice-Prefeito Manoel Mateus, que falou sobre os esforços do Governo Municipal e em especial da Prefeita em atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social no município; o Secretário de Comunicação, Atiliano João de deus, a Gestora Municipal das Cestas Nutricionais, Adriana Vital, e os Vereadores André Santos e Alando Lima.

Pela primeira vez na história de Igreja Nova o evento teve transmissão audiovisual ao vivo pelo Facebook oficial da Prefeitura Municipal de Igreja Nova (https://www.facebook.com/prefeituradeigrejanova/), o que possibilitou aos munícipes igreja-novenses acompanharem de qualquer lugar do planeta em seus computadores e/ou por qualquer aparelho móvel.