Julho Amarelo, mês de conscientização as hepatites virais. O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais é 28 de julho, próxima quinta-feira. Em alusão a data, a Vigilância em Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) 5 e 6, promoveram, na manhã desta quinta-feira (22), ação de conscientização com a realização de palestras sobre prevenção e sintomas da doença e a importância de um diagnóstico precoce. Testes rápidos e vacina também foram ministrados durante o evento, que contou com a presença dos usuários que residem na zona urbana de Igreja Nova.
A hepatite é uma doença perigosa e nem sempre apresenta sintomas. No entanto, quando presentes, podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômito, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes clara. A melhor forma de prevenção é não compartilhando objetos que possam ter estado em contato com sangue (seringa, agulha, alicate de unha, escova de dente, etc.); usando preservativo nas relações sexuais; higienizando alimentos como frutas e verduras.
O teste, a vacina e o tratamento contra a hepatite são disponibilizados pelo SUS, nas Unidades Básicas de Saúde do município.
SECOM