Merenda escolar: Chamada Pública para atender ao PNAE tem inclusão de 22 novos itens da agricultura familiar

A segunda Chamada Pública de 2018 para aquisição de gêneros alimentícios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) realizada nesta terça-feira (13), pela Prefeitura de Igreja Nova, vai beneficiar cerca de 70 agricultores e 22 pequenos produtores de arroz com a compra de 34 itens oriundos da agricultura familiar para consumo das mais de 5 mil crianças da rede municipal de ensino. Foram incluídos 22 novos produtos, entre eles o arroz, de grande produção no município.

O contrato terá vigência de seis meses e prevê o fornecimento semanal de frutas, verduras, bolo, galinha e ovos de capoeira e polpa de frutas, respeitando o cardápio da merenda, reformulado recentemente. De acordo com Antenor Nerys, técnico da Secretaria de Agricultura, foi observado que o município atendia aos 30%, patamar mínimo, de compras da agricultura familiar e com a inclusão de 22 novos itens, poderia chega aos 100%. A inclusão do arroz nas compras do PNAE de Igreja Nova é uma grande conquista para os produtores, visto que “outros municípios já vinham comprando o nosso arroz”, destacou Nerys.

A Associação dos Moradores e Pequenos Produtores do Povoado Cajueiro Novo (ASMOCAN) e a Cooperativa dos Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga (COOPABI) foram as vencedoras da Chamada Pública. Para Anderson Santos Ferreira, produtor de banana do  Cajueiro, a oportunidade de fornecer para o poder público “fortalece a economia local, beneficiando várias comunidades, tanto da região ribeirinha, como da Vista Alegre, Sapé, Cabo do Pasto, Alecrim e Timbó, que também integram a ASMOCAN”.

A conexão entre a agricultura familiar e a alimentação escolar fundamenta-se nas diretrizes estabelecidas pela Lei nº 11.947/2009, que objetiva o emprego da alimentação saudável e adequada, e o apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, sazonais, produzidos em âmbito local e pela agricultura familiar. Ganham os produtores e os alunos, que recebem alimento fresco e livre de agrotóxicos.