Município de Igreja Nova firma parceria com SEBRAE para organização dos agricultores familiares

A ideia é que toda Alimentação Escolar venha da Agricultura Familiar local, sem ferir nenhuma legislação vigente.

O Município de Igreja Nova, reuniu na manhã desta segunda-feira (09), na sala de reuniões da secretaria municipal de educação, todos os envolvidos na problemática da Alimentação Escolar, advinda da agricultura familiar. Os secretários: Aureliano Almeida Dias Neto – Agricultura e os técnicos: Nerys e Severo, Ricardo Costa – Educação; Conselho da Alimentação Escolar – CAE – Jailton Ferreira – Presidente e as Conselheiras: Vera Aguiar, Josinete Rodrigues e Maria José Febrônio; Representante do Conselho do Fundo de Desenvolvimento e Valorização da Educação Básica – FUNDEB – Prof. Atiliano João de Deus; Nutricionista – Jane; representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) – Rita Lopes; Vereadores: Cidário dos Santos – Presidente da Câmara e Damião Lázaro (Calango); Representes da Cooperativa de Beneficiadores de Arroz do Povoado Ipiranga COOBAPI – Antonio Firmino e; Associação dos Moradores e Pequenos Produtores do Povoado Cajueiro Novo – ASMOCAN – Anderson Santos Ferreira – Vice-Presidente, Pedro e Sidney entre outros. A ideia foi criar estratégias e instigar os Produtores Familiares e Comerciantes do Município, a habilitar-se para participarem das concorrências, com intuito de proporcionar que os recursos circulem na região, gerando emprego e renda para a população igreja-novense.

Entre os muitos assuntos discutidos foi falado do baixo valor/aluno pago pelo Governo Federal, adequação dos produtos existente na região, regularização das cooperativas e associações, condições de entrega em quantidade e qualidade, entre outros.

A reunião terminou com todos comprometendo-se a fazer o seu melhor para que o asseio da gestão em comprar os 30% da Alimentação Escolar da Agricultura Familiar local seja concretizado, sem ferir nenhuma legislação vigente. Já os produtores assumiram o compromisso de antes da próxima chamada licitatório, apresentar para análise das nutricionistas as amostras dos produtos por eles produzidos, inclusive o Arroz Ipiranga, que há tempos vem sendo preparado para esse feito.