Prefeitura de Igreja Nova promove encerramento do Projeto ‘Resgatando Nossas Raízes’

A Prefeita Verônica Dantas e a Secretária de Ação Social, Trabalho e Habitação, Rosenilda dos Santos, juntamente com a Secretária de Articulação do Gabinete Civil do Governo de Alagoas, Edenilza Lima, vereadores Marivaldo da Silva e Genaldo Borges, encerraram na tarde de ontem (22), em frente à sede do Governo Municipal, as ações do Projeto ‘Resgatando Nossas Raízes’, com foco no combate ao racismo, valorização dos povos quilombolas do município e com ênfase no respeito à Consciência Negra. Prestigiou também o evento a deputada estadual eleita, Carla Dantas.

O encerramento do projeto contou com palestra ministrada pelo articulador cultural, Luiz Fernando Vital, que discorreu em sua fala sobre o pertencimento étnico-racial. Em seguida os presentes assistiram a apresentação das Baianas Quilombolas do Povoado Palmeira dos Negros, onde mostraram sua dedicação à manutenção da tradição que é repassada durante gerações.

O grupo de capoeira Ginga Popular da cidade sergipana de Propriá, comandado pelo Mestre Carlinhos, levantou o público com movimentos ousados e alinhados numa sincronia perfeita da dança com luta de defesa pessoal. Eles representaram o projeto ‘capoeira no pé, educação na mão’. O guerreiro do quilombo do Povoado Sapé, sob o comando do Mestre Daniel, fez tremer o solo e embalou pessoas de todas as idades.

O evento foi finalizado com o desfile de dez jovens que participaram do Concurso Miss Beleza Negra. As três escolhidas pelo corpo de jurados foram indicadas levando em consideração os quesitos: beleza, elegância na passarela, simpatia, desenvoltura e caracterização. Em primeiro lugar se destacou a jovem Anny Eloisy do Povoado Sapé que recebeu das mãos da prefeita Vera Dantas e da deputada eleita, Carlas Dantas, o reconhecimento. A jovem Maria Izadora que reside na cidade ficou com a segunda colocação e recebeu a honraria das mãos da Secretária Rosenilda dos Santos e da representante do Governo de Alagoas, Edenilza Lima. Já a jovem Gabriela de Oliveira que é natural do Povoado Palmeira dos Negros, sagrou-se terceira colocada no concurso, recebendo o título das mãos da prefeita Vera e dos vereadores Genaldo Borges e Marivaldo da Silva.