Prefeitura promove Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Igreja Nova, por meio da coordenação do Selo Unicef, da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu a Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências, tendo como facilitador o educador social, Átila Vieira.
Com a participação de 86 jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), a Conferência Livre foi um momento de preparação para a Conferência Municipal, que acontece no dia 29 de novembro, onde serão eleitos delegados para representar o município na Conferência Estadual.
Os jovens se dividiram em grupos para trabalhar os temas protagonismo juvenil, violência e dificuldades. E apresentaram propostas que podem nortear as políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente: espaço de “escuta” das necessidades dos jovens; criar movimentos infanto/juvenil; união dos 3 poderes na garantia dos direitos da criança e do adolescente; construção de quadras nas escolas; atividades extra classe.
Três jovens foram escolhidos para participar das reuniões do CMDCA. Márcia Cristina Raimundo, Ana Paula Ferreira e Clodoaldo dos Santos Filho, serão os representantes dos adolescentes no Conselho. Não terão direito a voto, mas participarão dos debates, e será uma oportunidade de serem ouvidos. A próxima reunião acontece na próxima semana.
A Conferência Livre foi realizada no auditório da Escola Frei Arnaldo, quarta-feira (07), e contou com as presenças da secretária de assistência social, Rosenilda dos Santos, da Coordenadora do CRAS, Rafaela Garcia, da coordenadora do CREAS, Michelle Ferreira, dos Conselheiros Tutelares, Aldemir Matias e Airton David, e do conselheiro do CMDCA, Luiz Fernando.