Projeto pretende recuperar nascentes das bacias hidrográficas dos rios Boacica e Perucaba

As Bacias Hidrográficas dos rios Boacica e Perucaba terão suas nascentes recuperadas e as margens reflorestadas. O plano de trabalho para a elaboração do diagnóstico hidroambiental das nascentes foi apresentado na última quinta-feira (21) pela empresa Embaúba Ambiental, contratada pela Agência Peixe Vivo, executora do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco. A proposta é o levantamento de pelo menos 150 nascentes em cada um dos rios.
O trabalho irá apontar a situação de cada nascente, como volume de água, presença de vegetação, residências e animais no entorno (um raio de 200 metros) para a elaboração de um plano de recuperação e proteção, com um termo de referência, que será executado por outra empresa. As proposições serão elaboradas em conjunto com a comunidade, aprovadas em reunião.
A bacia do Boacica abrange os municípios de Igreja Nova, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Campo Grande, São Sebastião, Porto Real do Colégio e Penedo; a do rio Perucaba além de Igreja Nova, Girau do Ponciano, Arapiraca, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião e Penedo.
O momento também foi de sensibilização para que as comunidades entendam a importância de recuperar as nascentes e posteriormente preservá-las. O secretário de meio ambiente de Igreja Nova, Aureliano Almeida, e a representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piauí, Elza Messias, fizeram um apelo aos donos das terras onde as nascentes estão localizadas para que permitam o acesso aos locais para o estudo e a recuperação dos olhos-d’água.
A apresentação do Plano de Trabalho aconteceu na Câmara de Vereadores de Igreja Nova e contou ainda com a presença de representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA), de secretários de meio ambiente de outros municípios beneficiados, do coordenador do Projeto da Embaúba Ambiental, Edmundo Queiroz, e do vice-prefeito de Igreja Nova, Manoel Mateus.