As comunidades quilombolas de Igreja Nova, Sapé e Palmeira dos Negros, com o apoio da Prefeitura, comemoraram o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, com festa. Os remanescentes dos quilombos aproveitaram a data para exaltar a cultura negra, seus costumes, sua arte, suas danças e sua culinária.
Em Palmeira dos Negros, as comemorações se iniciaram ainda no dia 19, com uma Virada Cultural. Houve exibição de uma animação sobre o potencial do negro e o filme Quilombo, sobre a história do maior representante da resistência negra, Zumbi dos Palmares. A chegada do dia 20 foi recepcionada por uma benção da Casa de Axé de Dona Vilma e fogos à meia-noite. O desfile “Brasil e África, unidos pela história e pela cultura” abriu as festividades na tarde do dia 20, seguido do concurso da beleza negra e apresentação do grupo de baianas da comunidade.
A comunidade do Sapé se juntou com a também quilombola, Tabuleiro dos Negros, da cidade de Penedo, e promoveram uma festa com palestra, apresentação do coco de roda e um animado concurso da beleza, incluind a categoria masculina.
O vice-prefeito Manoel Mateus esteve presente às comemorações na Palmeira dos Negros e o secretário de educação, Ricardo Costa, participou da festa promovida pela comunidade do Sapé.
SECOM