Reunião discute a implantação de cooperativa de catadores de coleta seletiva em Igreja Nova

Reduzir os resíduos sólidos, gerar emprego e renda e promover a educação ambiental no munícipio foi a pauta da reunião entre a prefeita Verônica Dantas,  a representante estadual do Movimento Nacional de Catadores de Coleta Seletiva e presidente da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater -Coopvila, Ivanilda da Conceição, a representante nacional da Associação de Catadores de Coleta Seletiva, Ana Lúcia, o representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Elton Ramos, os secretários municipais de agricultura, Aureliano Almeida, e de administração, Antônio Adabel, o chefe da limpeza municipal, Zé da Tuba, e o consultor Antenor Neri.  O encontro aconteceu ontem (4) e tratou da implantação de uma cooperativa de catadores de coleta seletiva em Igreja Nova.

O projeto piloto terá como modelo a Coopvila, cooperativa fundada há oito anos por catadores do antigo lixão de Maceió. A primeira comunidade a ser trabalhada será o Conjunto Habitacional, a ideia é apresentar aos moradores e aqueles que desempenham a atividade eventualmente o trabalho que será desenvolvido, num primeiro momento, na área urbana e posteriormente chegará aos povoados.

A proposta das cooperativas vai além das questões ambientais, ela trabalha uma premissa da Lei Nacional dos Resíduos Sólidos: o material reciclável deve ser fonte de renda e inclusão social, explicou Ana Lúcia que acrescentou que é preciso sensibilizar os catadores de que o trabalho é relevante e de grande importância para o meio ambiente. As etapas são: coleta seletiva, triagem e venda do material para o comércio e indústrias.

Outro ponto seria a economia, já que, em média, 30% do que é descartado pode ser reciclado. A coleta seletiva reduziria o pagamento com aterro sanitário, hoje cobrado por tonelada.  A população de Igreja Nova produz uma média de 8 toneladas de lixo por dia que são levados para o aterro de Craíbas, licenciado pelos órgãos ambientais para receber resíduos sólidos.

A reunião com a comunidade do Conjunto Habitacional está marcada para a próxima terça, dia 10 de julho, no Salão Paroquial da Capela de Santo Antônio.