Na Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, 26 a 30 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Igreja Nova, por meio da Vigilância em Saúde, realizou nos dias 27, 28 e 29 de novembro a campanha Todos contra a Dengue, com foco na prevenção às três doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti : dengue, zika e chikungunya. As atividades foram desenvolvidas com jovens do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais Aurita Rocha, na Ipiranga, Carlos Lyra, na Perucaba, e Frei Arnaldo, através de palestras, distribuição de panfletos educativos e uma caminhada pela principal avenida da cidade.
A campanha quer despertar na população a importância da prevenção através de medidas simples, como manter caixas d’água tampadas e quintais limpos, para evitar a reprodução do mosquito. De acordo com a coordenadora da vigilância epidemiológica, Neyla Pereira, Igreja Nova registra poucos casos da doença, mas a grande quantidade de Aedes Aegypti representa um risco. As escolas escolhidas para as ações é resultado da observação deste alto índice do mosquito transmissor na localidade.
A ideia é que os jovens atuem como multiplicadores e passem a incluir nas tarefas diárias as medidas preventivas, ensinando e cobrando dos familiares as mesmas atitudes.
SECOM