Foto cedida por Júlio Caio Vasconcelos

No próximo dia 16, a cidade de Igreja Nova, localizada a 156 km de Maceió, estará em festa. Neste mês especial, trazemos algumas curiosidades do município alagoano.

Inicialmente habitada por índios de etnia caeté, e posteriormente pelos pescadores vindos de Penedo, Igreja Nova tem em sua história figuras emblemáticas do Brasil. Pela região passou D. Pedro II, quando se dirigia a Penedo, Hidelbrando Falcão, Frei Damião de Bozzano, entre outros. A cidade, que tem a fé ardente de seus moradores como característica, abriga um dos mais belos templos católicos de Alagoas.

A emancipação política do lugar se deu em 16 de maio de 1892, elevando a Vila do Triumpho a categoria de cidade. Em 1895 foi rebaixada à vila, sendo em 28 de maio de 1897 restaurada a condição de município. Até os dias atuais, a cidade guarda em seus monumentos nomes de homens benévolos, que muito se empenharam para o progresso do lugar. Sérgio de Oliveira Costa foi um importante influente no processo de restabelecer a categoria município, chegando a ser prefeito de Igreja Nova. Seu nome encontra-se presente em uma praça. A Avenida Santos Filho guarda o sobrenome de Manuel  dos Santos Filho, presente também em uma escola no povoado Itapecuru. Filho de Manuel  dos Santos, ambos  ocuparam assentos na Câmara Municipal de Vereadores, no começo do século XX. Santos Filho era um grande empresário do ramo agrícola, como informava o Almanaque Laemmart de 1928, por ele sabemos, que Santos Filho possuía uma fábrica de algodão e também de arroz.

Um dos prestimosos cidadãos que registrava parte dos acontecimentos de Triumpho, era Sisino Borges (28/09/1884- 12/05/1981), ele tinha o hábito de escrever sobre acontecimentos do dia a dia em seus livros, fazendo breves anotações acerca de variadas coisas. Sisino foi um importante comerciante do ramo de tecidos, que chegou a ser vereador e posteriormente prefeito de Igreja Nova. Hoje, seu nome se faz presente em uma das praças da cidade, como forma de gratidão aos bem prestados. Tendo um grande apreço pela leitura, possuindo, inclusive, uma biblioteca particular em sua residência, ele preservou em seus arquivos alguns livretos que falavam da edificação da matriz.

Em uma publicação de 1905, é possível saber a respeito dos benfeitores que contribuíam para a construção da igreja. Destaca-se o honroso nome de uma das figuras mais emblemáticas do Nordeste, Padre Cícero Baptista Romão. Trazendo uma maior notariedade para esta história.

Uma figura contemporânea a Padre Cícero, era Lampião. Contam que Lampião ao ficar sabendo da construção de uma igreja de dimensões grandiosas para a época, deu as caras pela cidade, para pagar uma promessa feita a São Jõao. Segundo relatos, Lampião ficou hospedado num antigo sobrado que abrigava uma pensão. Disfarçado, ele e alguns homens de seu bando foram embora de madrugada, deixando uma carta revelando suas identidades, assim como o pagamento pela hospedagem.

Pelo arquivos de Sisino Borges, sabemos que em 1907 é publicado um novo livreto, para mais uma vez, arrecadar fundos para a conclusão da obra da igreja matriz.

A igreja que até os dias atuais é o coração da cidade, teve a construção ajudada por inúmeros benfeitores, que além de fazerem suas doações em dinheiro, também ajudavam com a mão de obra.  Domitila Gila Raposo e o bisavô da pessoa que vos escreve, o senhor João Bernadino dos Santos, são dois dos inúmeros igreja- novenses, que carregaram pedras para a edificação.

Em um dos registros fotográficos de Sisino, é possível observar a igreja ao fundo, contendo suas torres ainda não concluídas

Dos ilustres cidadãos que muito fizeram progredir o lugar onde residiam, destaca-se o nome de Pedro Falcão. Suplente de delegado, empresário, chegando também a ser prefeito, muito lutou para trazer recursos estaduais para Igreja Nova. Falcão era proveniente de uma família tradicional e de grandes posses. Na falta de uma fotografia do mesmo, podemos descrevê-lo como um homem alto, moreno e vistoso, sabemos também que dos igreja-novenses que mais alcançaram êxito na carreira política, seu filho, Hidelbrando Falcão muito bem representou Igreja Nova. Entre as variadas conquistas deste cidadão, destaca-se quando chefiou a seleção brasileira na Grécia, nos jogos de 1952. Hidelbrando era amigo íntimo de Getúlio Vargas, por ele foi indicado para ser ministro do Brasil, junto ao governo do Afeganistão, sendo também deputado, senador etc. O nome de seu pai, Pedro Falcão, se encontra presente em uma das principais vias do município, enquanto o de Hidelbrando, se faz presente numa escola no povoado Castanho Grande.

Só cabe os nossos agradecimentos, a estes e outros homens, cujos nomes ficam para uma próxima publicação, que muito se empenharam para o progresso da cidade de Igreja Nova.

Texto: Mathews Gomes