Igreja Nova realiza sua 8ª Conferência Municipal de Saúde

Amanhã vai ser outro dia! Com uma temática pela garantia de direitos e defesa do SUS, por meio da participação e controle social, a Secretária Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram a 8ª Conferência Municipal de Saúde de Igreja Nova, na manhã desta última quinta-feira (29).

Com a participação de diversos segmentos representativos da sociedade igreja-novense, a Conferência trabalhou 4 eixos temáticos que nortearam o debate: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle do social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Os participantes assistiram a palestra ministrada pelo enfermeiro, com vasta experiência em saúde pública, George Leite, que de forma elucidativa discorreu sobre o tema e defendeu o fortalecimento da atenção primária como principal política de saúde pública.

Ao final dos debates e da apresentação de propostas, que serão levadas para 10ª Conferência Estadual de Saúde, foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual. Representando os usuários do SUS, Albino Silva e Alexsandro Soares são os titulares e Tamires Santos e Evênisson Moraes suplentes; os trabalhadores da saúde terão como titular e suplente, respectivamente, Laysse Nunes e Cidário dos Santos; e representando o poder público Ana Cristina Félix como titular e Larissa Amorim como suplente.

Durante o evento, foi feito um minuto de silêncio em homenagem a Robson dos Santos Oliveira, servidor da Secretaria Municipal de Saúde que faleceu há cerca de um mês. A secretária de Saúde, Ana Cristina Félix, entregou, em nome de todos os trabalhadores da saúde, uma placa de homenagem à esposa de Robson, Aline Oliveira.

Estiveram presentes ao evento, a Prefeita Vera Dantas, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Marivaldo Silva; os vereadores Cidário dos Santos e José Leandro; e o secretário de Finanças, Edvaldo Cavalcante.